YORÙBÁ

ESTRUTURA ACADÊMICA

 

O Curso terá a duração total de 3 anos, cujos conteúdos estarão distribuídos em 6 módulos semestrais, nos seguintes termos:

 

Módulo Básico

Módulo Intermediário

Módulo Avançado

Yorubá 1

Yorubá 2

Yorubá 4

 

Yorubá 3

Yorubá 5 - Literatura

 

 

Yorubá 6 – Tradução afrocentrada

 

YORUBÁ 1

 

CURSO:                                            Língua, Cultura e civilização iorubanas

NOME DA DISCIPLINA:              Yorubá - Básico 1/Nível 1

CARGA HORÁRIA:                       60 horas

 

EMENTA: O curso básico de Yorubá, nível 1, visa a promoção de um contato inicial com o idioma e introdução da estrutura básica do mesmo, bem como primeiros passos no desenvolvimento da competência comunicativa em língua, cultura e civilização iorubanas através de atividades de compreensão e produção orais e escritas. O curso vai familiarizar os alunos com a fonologia segmental do Yorubá: o alfabeto, os sons peculiares à língua iorubana, etc. Será feito também uma abordagem dos elementos culturais do povo iorubano da África Ocidental tendo como pano de fundo o legado histórico-cultural do povo nagô na Bahia/Brasil.

 

I - OBJETIVO GERAL: Apresentar aos alunos o universo linguístico-cultural iorubano através da sua estrutura linguística e uma primeira abordagem dos aspectos culturais do povo iorubá-africano.

 

II - OBJETIVO ESPECÍFICO: Explicitar a percepção das particularidades linguísticas do iorubá.

 

III - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Temática Principal: Prática da expressão oral e da fonologia do iorubá –  ABD olówé

Material Didático: Félix Ayoh’OMIDIRE, ÀKỌ́GBÁDÙN: ABC da língua, cultura e civilização iorubanas. Salvador: EDUFBA, 2004.

 

TÓPICOS

  1. Saudações e a filosofia A kú nos cumprimentos iorubanos entre pessoas desconhecidas e não-conhecidas; apresentação das diversas fórmulas da saudação a kú para os diverso momentos do dia (ẹ káàárọ̀, ẹ káàsán, ẹ káalẹ́, etc.) ;
  2. Gramática básica do iorubá I: o alfabeto iorubano (ÁáBííDíi Olówe)
  3. Os pronomes pessoais I (èmi, ìwọ, òhun, etc.)
  4. O verbo “ni” (ser/estar) e os pronomes interrogativos “kíni, taní” (quem é, o quê é)
  5. Yorubá, uma língua tonal: os sinais diacrítico e a semântica tonal da língua iorubana (ọwọ́, ọwọ̀, ọ̀wọ̀, ọ̀wọ)
  6. Os pronomes pessoais II e as modalidades do uso para marcar hierarquia e respeito aos mais velhos (ẹ́yin, àwọn)
  7.  As expressões “ṣé” e “nkọ́”
  8. Os verbos (ọ̀rọ̀ ìṣe) e a formação de frases simples
  9. Os numerais (1-100) e o príncípio aritmético iorubano
  10. As profissões e o príncípio “oní”
  11. A família e a epistemologia da comunalidade iorubá-africana
  12. Os pronomes interrogativos II – A raíz verbal “ni” (ta ni, níbo ni, kí ni, etc)
  13. Os dias da semana e o ciclo lunar iorubano
  14. A negação “kọ́”

15. Identificação territorial do povo iorubá e seu parentesco cultural com outros povos da África Ocidental (adjá-jeje-fon-egun-ewe-gá)

 

IV – METODOLOGIA

A metodologia do curso básico de iorubá será através de

1. Exposição teórica

2. Prática escrita e oral

3. Dinâmica de grupo

Conforme explicitado no livro ÀKỌ́GBÁDÙN... (2004), cada aula é construída em torno de uma música folclórica iorubana a partir da qual se vai trabalhando aspectos fonético, lexicais, semânticos e culturais. 

 

V. AVALIAÇÃO

Trabalhos orais e escritos

 

YORUBÁ 2

 

CURSO:                                            Língua, Cultura e civilização iorubanas

NOME DA DISCIPLINA:              Yorubá 2 - Intermediário 1

CARGA HORÁRIA:                       60 horas

 

EMENTA: O curso intermediário I de iorubá visa a consolidação do contato inicial com o idioma e a introdução das estruturas suplementares do mesmo, bem como aprimoramento das competências comunicativas em língua, cultura e civilização iorubanas através de atividades de compreensão e produção orais e escritas. O curso vai reforçar os aspectos peculiares da fonologia segmental do iorubá que foram introduzidos no curso básico I.

 

I - OBJETIVO GERAL: Apresentar aos alunos o universo linguístico-cultural iorubanos através da sua estrutura linguística e reforçar os aspectos culturais do povo iorubá-africano.

 

II - OBJETIVO ESPECÍFICO: Explicitar a percepção das particularidades linguísticas do iorubá.

 

III - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

Temática Principal: Conhecendo melhor o povo nagô-iorubá

Material Didático: Félix Ayoh’OMIDIRE, ÀKỌ́GBÁDÙN: ABC da língua, cultura e civilização iorubanas. Salvador: EDUFBA, 2004.

 

História da África Pré-colonial:

  1. Os reinos da antiguidade africana
  1. Egito, Núbia e Etiópia
  2. Zimbabuê e Monomatapá
  3. Lunda e Congo
  4. Gana, Mali e Songhaï

5, Nok, Ifé e Bini

 

  1. O passado iorubano
  1. História e mitologia de Obatalá
  2. O tempo de Oduduwá
  3. A instituição da coroa a fundação da dinastia iorubana 
  4. Ita-Ajero e a primeira diáspora dos descendentes de Oduduwa
  5. A expansação geográfica dos povos iorubanos – Òkìkí ìbá ti kà d’Ásànte!

 

  1. As instituições culturais iorubanas:
  1.  A realeza -     Oba alayeluwa e a corte iorubana  (iwarefa, Oyómèsi, etc)
  2. A instituição religiosa – o complexo panteão dos orixás
  3. A instituição social – a família extensa (agbo ilé e o complexo sistema do ebi)
  4. A instituição jurídica – Ogboni, opa, òsùgbó, etc.
  5. A instituição dos ajogun – àjẹ́, oṣo, etc.

 

IV – METODOLOGIA

A metodologia do curso será através de

1. Exposição teórica

2. Prática escrita e oral

3. Dinâmica de grupo

 

Conforme explicitado no livro ÀKỌ́GBÁDÙN... (2004), cada aula é construída em torno de uma música folclórica iorubana a partir da qual se vai trabalhando aspectos fonético, lexicais, semânticos e culturais. 

 

V. AVALIAÇÃO

Trabalhos orais e escritos

 

 

YORUBÁ 3

 

CURSO:                                            Língua, Cultura e civilização iorubanas

NOME DA DISCIPLINA:              Yorubá 3 - Intermediário 2

CARGA HORÁRIA:                       60 horas

 

EMENTA: O curso intermediário 2 de iorubá visa a apresentação de aspectos mais complexos da língua, cultura e civilização iorubanas com forte ênfase em aspectos da gramática e visão do mundo iorubamo.

 

I - OBJETIVO GERAL: Capacitar os alunos a terem um domínio melhor da língua iorubana de maneira a serem capazes de construir e usar frases mais complexos

 

II - OBJETIVO ESPECÍFICO: Explicitar a visão do mundo e apresentar a epistemologia cultural iorubana .

 

III - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Temática Principal: Identidade – o que é ser nagô-iorubano?

Material Didático: Félix Ayoh’OMIDIRE, ÀKỌ́GBÁDÙN: ABC da língua, cultura e civilização iorubanas. Salvador: EDUFBA, 2004.

 

Tópicos

  1. Nomes e filiação iorubana
  2. Oriki e o pertencimento grupal
  3. Títulos e cargos sociais
  4. O complex sistema de numeração em iorubá – ònkà yorùbá II
  5. A negação de verbo II
  6. Os ciclo lunar iorubano – os mêses e os grandes festivais iorubanos
  7. O uso de expressões idomáticas – àṣọọ̀rọ̀ níí jẹ́ ọmmi gb’ẹ́nà !
  8. O verbo imperativo em iorubá – yáa, má, etc.
  9. O condicional “bóò bá...”
  10. O gerúndio  “ n + infinitivo”
  11.  O futuro simple - “mo fẹ́ lọ + infinitivo”
  12.   O pretérito perfeito – “ti + infinitivo”
  13.  Números, pesos e  medidas em ioruba 

IV – METODOLOGIA

A metodologia do curso será através de

1. Exposição teórica

2. Prática escrita e oral

3. Dinâmica de grupo

Conforme explicitado no livro ÀKỌ́GBÁDÙN... (2004), cada aula é construída em torno de uma música folclórica iorubana a partir da qual se vai trabalhando aspectos fonético, lexicais, semânticos e culturais. 

 

V. AVALIAÇÃO

Trabalhos orais e escritos

 

 

YORUBÁ 4

 

CURSO:                                            Língua, Cultura e civilização iorubanas

NOME DA DISCIPLINA:              Yorubá 4 - Avançado

CARGA HORÁRIA:                       60 horas

 

EMENTA: O curso avançado de iorubá visa a consolidação da competência dos aluno no uso e domínio das diversas modalidades de textos iorubano, sejam elas escritas ou orais.

 

OBJETIVO GERAL: Estimular nos alunos um uso cada vez mais espontâneo da língua iorubana nas suas diversas modalidades textuais e contextuais.

 

II - OBJETIVO ESPECÍFICO: Estimular a produção de textos mais complexos em iorubá .

 

III - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Material Didático: Félix Ayoh’OMIDIRE, ÀKỌ́GBÁDÙN: ABC da língua, cultura e civilização iorubanas. Salvador: EDUFBA, 2004.

 

Tópicos

  1. As classes gramaticais mais complexas do iorubá
  2. Os adjetivos possessivos e sua mutação lexical
  3. A reduplicação e a formação adverbial em iorubá
  4. A supressão vocálica
  5. Sinônimos e antónimos em iorubá
  6. A classificação e simbologia das cores 
  7. Os adjetivos nominais
  8. Os pronomes diretos e indiretos
  9. A derivação lexical
  10.  A dialetologia iorubana 
  11. A formação de frases complexas
  12. O iorubá do Brasil e sua estrutura linguística
  13.  A glossologia do iorubá nas diásporas latino-americanas – Brasil, Cuba, Trinidad e Tobago, etc. 

 

IV – METODOLOGIA

A metodologia do curso será através de

1. Exposição teórica

2. Prática escrita e oral

3. Dinâmica de grupo

Conforme explicitado no livro ÀKỌ́GBÁDÙN... (2004), cada aula é construída em torno de uma música folclórica iorubana a partir da qual se vai trabalhando aspectos fonético, lexicais, semânticos e culturais. 

 

V. AVALIAÇÃO

Trabalhos orais e escritos

 

 

YORUBÁ 5

 

CURSO:                                            Língua, Cultura e civilização iorubanas

NOME DA DISCIPLINA:              Yorubá 5 – Introdução à literatura iorubana

CARGA HORÁRIA:                       60 horas

 

EMENTA: O curso de introdução à literatura iorubana visa a iniciação formal dos alunos ao universo literário iorubano

 

OBJETIVO GERAL: Estimular a leitura de textos literários dos diversos gêneros da literatura iorubana.

 

II - OBJETIVO ESPECÍFICO: Incentivar a valorização e a apreciação dos diversos gêneros da literatura iorubana

 

III - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

Material Didático: Félix Ayoh’OMIDIRE, Pèrègún e outras fabulações da minha terra – Contos c@ntados iorubá-africanos. Salvador/Brasília: EDUFBA/MEC-SeSU, 2006.

 

Tópicos:         Os gêneros literários iorubanos

  1. Ìtàn e arọ́bá – histórias e mitologias do povo iorubano
  2. Odù-Ifá, ẹẹ́rìndínlógún e os textos oraculares
  3. Contos e lendas dos orixás
  4. Àlọ́ àpagbè – contos contados e cantados
  5. Òwe, a filosofia dos provérbios
  6. Ewì – a poética dos conto e cantos iorubananos
  7. Oriki orílẹ̀ e a mito-história iorubana
  8. Orin egúngún e òrìsà pìpè
  9. D.O. Fagunwa/Amos Tutuola e o realismo mágico iorubano 
  10. Akinwumi Isola e romance contemporâneo  iorubano
  11. Oladejo Okediji e o romance policial iorubano
  12.  Tunde Kelani (Mainframe Productions) e o Nollywood iorubano
  13. A literatura iorubana na diáspora: Mestre Didi e os contos nagôs da Bahia

 

IV – METODOLOGIA

A metodologia do curso será através de

1. Exposição teórica

2. Prática escrita e oral

3. Dinâmica de grupo

Conforme explicitado no livro Pèrègún... (2006), cada aula é construída em torno de um texto da literatura iorubana a ser estudado, encenado e analisado em sala da aula. 

 

V. AVALIAÇÃO

Trabalhos orais e escritos

 

 

YORUBÁ 6

 

CURSO:                                            Língua, Cultura e civilização iorubanas

NOME DA DISCIPLINA:              Yorubá 6 - Tradução afrocentrada de língua e literatura iorubanas

CARGA HORÁRIA:                       60 horas

 

EMENTA: O curso de tradução afrocentrada visa a compreensão, tradução e divulgação de obras teóricas e literárias yorubanas para torná-las acessíveis a estudantes e pesquisadores brasileiros

 

OBJETIVO GERAL: Desenvolver a habilidade de leitura e análise de textos em yorubá.

 

II - OBJETIVO ESPECÍFICO: Habilitar os alunos a analisar e traduzir textos em yorubá

 

III - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Leitura/audição e tradução de provérbios, contos, enigmas, cantigas de candomblé assim como obras temáticas e teórica do universo cultural nagô-yorubano

Material Didático: CARRASCOSA, Denise et alii (org.), Traduzindo no Atlântico Negro... Salvador: Ogums Toques Negros, 2017.

 

Tópicos:        

 

IV – METODOLOGIA

A metodologia do curso será através de

1. Exposição teórica

2. Prática escrita e oral

3. Dinâmica de grupo

 

V. AVALIAÇÃO

Trabalhos orais e escritos