Português para falantes de outras línguas

Objetivos dos Cursos de Português como Língua Estrangeira (PLE) – NUPEL

Ao final do nível Português como Língua Estrangeira (PLE) 1, espera-se que o aluno seja capaz de:

Compreender textos orais, escritos e multimodais, sobre temas do cotidiano.

Compreender textos escritos curtos, como instruções, manchetes, legendas, quadrinhos, charges, propagandas, notícias, canções, blogs etc.

Comunicar-se oralmente para resolver situações do cotidiano

Escrever e-mails, cartões postais, pequenos relatos sobre experiências pessoais; descrever personagens e objetos; construir diálogos.

Ao final do nível Português como Língua Estrangeira (PLE) 2, espera-se que o aluno seja capaz de:

Dar opiniões; tomar partido; confirmar; contradizer; definir; dar e seguir instruções para se atingir uma meta; pedir e oferecer ajuda; expressar contentamento, preocupação, dúvida, certeza, incerteza, possibilidade, esperança, necessidade, gostos, preferências, simpatia, antipatia; pedir permissão; definir parentesco; aconselhar; caracterizar e descrever ambientes, cenários, ações e atitudes; comparar pessoas, objetos, ambientes, cenários; demonstrar compreensão de códigos sociais da cultura alvo, contrastando-os com os da cultura de origem.

Ao final do nível Português como Língua Estrangeira (PLE) 3, espera-se que o aluno seja capaz de:

Demonstrar compreensão de textos orais, escritos e multimodais representando conversas informais e semiformais; participar de entrevistas sobre temas do cotidiano - temas das culturas do Brasil, do país de origem e do mundo contemporâneo; identificar, na fala e na escrita, circunstâncias do tipo: onde, como, quando, quem, percebendo detalhes; distinguir fatos de opiniões, fatos de hipóteses, ideias principais de secundárias, causas de consequências.

 

Produzir textos orais, escritos e multimodais de gêneros e tipos variados de maior complexidade.

 

Ao final do nível Português como Língua Estrangeira (PLE) 4, espera-se que o aluno seja capaz de:

Iniciar e estimular a continuação de uma conversa; definir, expressar condições e requisitos: expressar a intenção, avaliar a situação; expressar agrado, desagrado, preferências; pedir, sugerir uma atividade; expressar fé ou convicção; prometer, oferecer-se a fazer algo; solicitar, cobrar o prometido.

Ao final do nível Português como Língua Estrangeira (PLE) 5, espera-se que o aluno seja capaz de:

Demonstrar compreensão de textos orais, escritos e multimodais representando conversas informais e semiformais; participar de entrevistas sobre temas do cotidiano - temas das culturas do Brasil, do país de origem e do mundo contemporâneo; preparar e realizar seminários sobre textos escritos e multimodais – livro ou capítulo de livro (literário e/ou não literário), filme, peça de teatro.

Demonstrar compreensão e capacidade de utilização de itens lexicais de um mesmo campo semântico em enunciados lidos ou escritos.

Ao final do nível Português como Língua Estrangeira (PLE) 6, espera-se que o aluno seja capaz de:

Usar a Língua Portuguesa em variadas situações e registros distintos para resolver problemas da vida social, tanto na modalidade oral quanto na modalidade escrita; demonstrar compreensão e capacidade de uso de diferentes normas linguísticas – normas do português popular, norma culta.

Assistir a filmes nacionais, a peças do teatro brasileiro, documentários e telenovelas, demonstrando compreensão e capacidade de discuti-los criticamente.

Ler jornais e revistas nacionais, analisá-los e emitir seu ponto de vista fundamentado em argumentos concretos.

Produzir textos de gêneros discursivos distintos.

 

Nos cursos de Português como Língua Estrangeira (PLE), não há um único manual didático adotado. Os Professores em Formação selecionam e produzem os materiais didáticos para cada nível, personalizados para o aprendiz de PLE. Manuais didáticos, dicionários e gramáticas são indicados para estudos individuais.