Leitura e Produção de Textos

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS – ENEM

PÚBLICO-ALVO

Interessados em geral, com formação média ou equivalente.

OBJETIVO

O curso tem como foco o estudo do texto dissertativo-argumentativo de acordo com as cinco competências cobradas no exame, no que tange à redação. Não apenas estudaremos as características e as estratégias para elaboração desse gênero textual, mas também analisaremos as cinco competências cobradas no exame. Discutiremos alguns temas para desenvolver a capacidade de compreensão, aprimorar o repertório sociocultural e elaborar estratégias argumentativas. Vale ressaltar que todas as redações produzidas durante o curso serão avaliadas de acordo com os critérios do ENEM.

EMENTA Aspectos gerais da Redação para o Enem. Estrutura do texto dissertativo-argumentativo. As cinco competências. Aspectos gramaticais relevantes para a redação dissertativo-argumentativa.
   

 

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS - GÊNEROS TEXTUAIS ACADÊMICOS

PÚBLICO-ALVO

Interessados em geral, com formação média ou equivalente.

OBJETIVO

O curso Gêneros Textuais Acadêmicos, oferecido pelo núcleo de Leitura e Produção de Textos em Língua Portuguesa do NUPEL, tem como foco o estudo dos principais gêneros textuais produzidos em cursos de graduação e de pós-graduação. Serão analisados o estilo de linguagem, a estrutura e a função destes gêneros textuais: fichamento, resumo, resenha, artigo, projeto de pesquisa, monografia e memorial. Além disso, serão abordadas as questões referentes a citações e a referências.

 

 

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS - LEITURA, ESCRITA E GRAMÁTICA PARA CONCURSOS

PÚBLICO-ALVO

Interessados em geral, com formação média ou equivalente.

OBJETIVO

O curso de Leitura, Escrita e Gramática para Concursos, oferecido pelo núcleo de Leitura e Produção de Textos em Língua Portuguesa do NUPEL, tem como foco o estudo de elementos gramaticais, estratégias de leitura e estratégias de escrita voltados para a realização de concursos públicos. Serão estudados elementos sintáticos, semânticos e de textualidade que contribuirão para o aumento da consciência linguístico-textual.