Espanhol

PÚBLICO-ALVO

Interessados em geral, a partir de 15 anos de idade.

OBJETIVO

Ao final do nível Espanhol 1, espera-se que o aluno seja capaz de:

Cumprimentar e despedir-se.

Pedir e dar informações pessoais (idade, estado civil, datas importantes, hábitos, gostos e preferências, etc.) e em alguns outros poucos contextos.

Falar e escrever (de forma básica) sobre si mesmo e sobre os familiares.

Descrever fisicamente pessoas, lugares e coisas.

Propor e combinar encontros.

Pedir e dar permissão.

Opinar sobre alguns temas referentes a estudo e trabalho.

Ao final do nível Espanhol 2, espera-se que o aluno seja capaz de:

Compreender e utilizar estruturas mais complexas para trocar experiências, fazer avaliações sobre temas concretos, dar e seguir instruções para se chegar a um lugar específico, etc.

Falar e escrever sobre ações habituais no passado.

Descrever mudanças pessoais (físicas) ocorridas ao longo do tempo.

Expressar planos e intenções.

Expressar desejos.

Narrar (oral e escrita) sobre a própria biografia e a de terceiros.

Interações mais elaboradas com temas menos objetivos.

Ao final do nível Espanhol 3, espera-se que o aluno seja capaz de:

Interagir em contextos mais complexos (reencontros, trocas de experiência sobre aprendizagem, matérias com dados estatísticos, planos para o futuro, etc).

Apresentar-se de forma mais completa apresentar os outros.

Contar (oral e escrita) anedotas.

Expressar atos futuros.

Expressar condições e hipóteses.

Expressar preferências de forma mais elaborada e sobre uma maior diversidade de temas.

Escrever cartas, e-mails etc. formais e informais.

Dar conselhos e sugestões (menos elaborados).

Aceitar e rejeitar pedidos (de maneira formal e informal).

 Descrever situações no passado com maior riqueza de detalhes.

Ao final do nível Espanhol 4, espera-se que o aluno seja capaz de:

Pedir e dar opiniões sobre temas mais subjetivos e complexos.

Expressar acordos e desacordos.

Valorizar e atos, fatos e opiniões.

Impessoalizar o discurso.

Expressar finalidade.

Descrever objetos e seu funcionamento.

Narrar e descrever no passado (nível mais complexo).

Desculpar-se.

Aceitar e recusar convites (nível mais elaborado).

Dar conselhos e sugestões (nível mais elaborado).

Planejar (nível mais elaborado).

Ao final do nível Espanhol 5, espera-se que o aluno seja capaz de:

Participar de debates sobre temas de diferentes níveis de complexidade.

Argumentar e contra-argumentar.

Expressar desacordo em discussões mais elaboradas.

Produzir diferentes gêneros textuais (contos, sinopses de filmes, etc.).

Ao final do nível Espanhol 6, espera-se que o aluno seja capaz de:

Produzir textos argumentativos sobre variados temas.

Expressar falta de obrigação.

Expressar incerteza.

Modalizar o discurso.

Dar conselhos sobre temas diversos.

Questionar uma informação.

Discordar de forma cortês.

NÍVEIS

São oferecidos semestralmente os níveis 1, 2, 3, 4, 5 e 6.